No subject

clarisa Beatriz Palatinik clarisaps at openlink.com.br
Tue Jun 22 09:15:22 BRT 1999

------=_NextPart_000_0007_01BEBC8F.C2CFDC20

Prezados colegas,
Assim como voces estou preocupadissima com o surto de calazar na cidade =
de Ara=E7atuba que se apresenta como uma zoonose emergente numa regi=E3o =
previamente considerada n=E3o endemica. No entanto n=E3o posso deixar de =
expressar a minha admira=E7=E3o no sentido de uma suces=E3o de =
inc=F3gnitas que venho detectando na defini=E7=E3o desse surto.
Ao apresentarmos resultados sobre a vacina=E7=E3o canina contra o =
calazar realizada em S=E3o Gon=E7alo do Amaranto, Rio Grande do Norte, =
no Congreso Internacional de Vacinas em Salvador, fomos procurados por =
uma Professora de Ara=E7atuba e Ribeir=E3o Preto interessada em fazer =
algum tipo de diagn=F3stico sorol=F3gico para o estudo do Calazar canino =
em Ara=E7atuba. Desde aquela epoca e gra=E7as ao entusiasmo dela =
come=E7amos a elaborar um projeto para controle e vacina=E7ao contra o =
calazar canino em Ara=E7atuba.=20
Nao posso evitar comparar o investimento que esta sendo feito no =
controle canino. Em anos de trabalho no RN nunca vi uma mobiliza=E7=E3o =
igual nem remo=E7ao e sacrificio de um numero tao grande de c=E3es. =
739/10000 ( na realidade a cifra e um pouco menor), representam 7.4% dos =
c=E2es de Ara=E7atuba soropositivos pela Imunofluoresc=EAncia. Este =
valor =E9 altissimo considerando que em Natal, RN por exemplo a =
soroprevalencia por IF e de 2%, e que =E9 do Nordeste do pais que sao =
oriundos 3700 casos anuais aproximadamente de Calazar humano (1995, =
aproximadamente 90% dos casos do Brasil). Sabe-se da literatura que em =
areas novas de instala=E7ao da leishmaniose viceral a endemia canina =
precede a humana e foi essa a informa=E7=E3o que obtivemos sobre a =
situa=E7=E3o de pacientes humanos em Ara=E7atuba. No entanto e dificil =
entender como com uma prevalencia de 7.4% na IF dos c=E3es n=E3o =
houvesse, e muitos, casos humanos, mesmo sabendo com a IF subestima os =
casos de infec=E7ao canina e estando todos os leishmaniologos avaliando =
novos testes mais sensiveis e de poder preditivo uma vez que ja foi =
publicado tambem que caes assintomaticos transmitem Calazar. Ou seja =E9 =
obvio e publicado, que nao se resolve um surto pela remo=E7ao dos caes =
sintomaticos e/ou IF positivos apenas. Mesmo assim, e conhecido no =
Nordeste a necessidade de uma campanha especial de concientiza=E7=E3o da =
popula=E7a=F5 no sentido de colaborar com o controle canino. Existem =
folhetos simples e didaticos editados pela FNS que ajudam nisso.
De repente aparece um dos primeiros casos humanos de calazar, numa =
adolescente e e fatal!
Que Leishmania feroz e essa?!!! Nao ha epidemia humana e o primeiro caso =
ja e fatal!.=20
Acredito que ao contrario do que e veiculizado pela imprensa a =
situa=E7=E3o do municipio e do Estado de Sao Paulo, no que diz respeito =
a Saude P=FAblica e bem melhor do que a do Nordeste. Inclusive a minha =
opiniao foi reforcada depois dos contatos que tivemos com as autoridades =
sanitarias para a elabora=E7ao do citado projeto.
Acho portanto que apesar de um pouco sensacionalista a comunica=E7=E3o =
pela imprensa foi util no sentido de chacoalhar um pouco as autoridades =
sanitarias em geral.
Eu perguntaria, dentro desse contexto porque se retirou ao apoio a =
pesquisa do Calazar no Nordeste no Edital do Projeto VIGISUS, unica =
fonte de apoio a estas pesquisas de campo no ano de 1999. Tanto dinheiro =
ja foi investido pela FNS e outras financiadoras no sentido do apoio a =
esses estudos e nenhum conhecimento se aproveita? Porque nao valorizar o =
conhecimento oriundo destas pesquisas assim como porque nao pedir =
assesoria dos infectologistas do Nordeste, por exemplo de Natal que =
sempre fariam um diagnostico profundo de Calazar quando aparece um =
paciente com hepato-esplenomegalia, altera=E7=E3o hematologica etc. e so =
quando descartado por diversos metodos o paciente passa a ser avaliado =
para leucemia (ja participei de varios casos assim). Estes m=E9dicos =
fazem eles mesmos a pun=E7ao de medula ossea, a colora=E7=E3o e a =
observa=E7=E3o das laminas. Porque nao aproveitar esse "knowhow". =
Finalmente funciona bem na capital e ha o empenho deles em fazer cursos =
para m=E9dicos do interior para que o diagn=F3stico da leishmaniose =
n=E3o seja tardio demais.=20
Finalmente acredito que devam ter havido ja varios casos de diagnostico =
errado ou aparecer=E3o agora os casos humanos de calazar de Ara=E7atuba =
que n=E3o devem ser poucos.
Insisto, o Brasil tem muito conhecimento acumulado sobre controle de =
calazar, muitos grupos com tradi=E7ao e grande numero de trabalhos na =
=E1rea. E Sao Paulo, embora no sudeste, ainda pertence a um pais =
tropical. Nos podemos e sabemos tratar de um problema desses. A =
decis=E3o agora me parece ser lamentavelmente politica e n=E3o =
cientifica, mais nao posso ficar calada assistindo mais essa =
dissocia=E7=E3o entre o resultado da investiga=E7=E3o cient=EDfica e a =
aplica=E7=E3o na Saude Publica em nosso pais.
Desculpem tomar o tempo de voces.
Um grande abra=E7o
Clarisa B. Palatnik de Sousa
Instituo de Microbiologia da UFRJ.

------=_NextPart_000_0007_01BEBC8F.C2CFDC20

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD W3 HTML//EN">
<HTML>
<HEAD>

<META content=3Dtext/html;charset=3Diso-8859-1 =
http-equiv=3DContent-Type>
<META content=3D'"MSHTML 4.72.2106.6"' name=3DGENERATOR>
</HEAD>
<BODY bgColor=3D#ffffff>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>Prezados colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>Assim como voces estou =
preocupadissima com o=20
surto de calazar na cidade de Ara&ccedil;atuba que se apresenta como uma =
zoonose=20
emergente numa regi&atilde;o previamente considerada n&atilde;o =
endemica. No=20
entanto n&atilde;o posso deixar de expressar a minha =
admira&ccedil;&atilde;o no=20
sentido de uma suces&atilde;o de inc&oacute;gnitas que venho detectando =
na=20
defini&ccedil;&atilde;o desse surto.</FONT></DIV>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>Ao apresentarmos resultados sobre a=20
vacina&ccedil;&atilde;o canina contra o calazar realizada em S&atilde;o=20
Gon&ccedil;alo do Amaranto, Rio Grande do Norte, no Congreso =
Internacional de=20
Vacinas em Salvador, fomos procurados por uma Professora de =
Ara&ccedil;atuba e=20
Ribeir&atilde;o Preto interessada em fazer algum tipo de =
diagn&oacute;stico=20
sorol&oacute;gico para o estudo do Calazar canino em Ara&ccedil;atuba. =
Desde=20
aquela epoca e gra&ccedil;as ao entusiasmo dela come&ccedil;amos a =
elaborar um=20
projeto para controle e vacina&ccedil;ao contra o calazar canino em=20
Ara&ccedil;atuba. </FONT></DIV>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>Nao posso evitar comparar o =
investimento que=20
esta sendo feito no controle canino. Em anos de trabalho no RN nunca vi =
uma=20
mobiliza&ccedil;&atilde;o igual nem remo&ccedil;ao e sacrificio de um =
numero tao=20
grande de c&atilde;es. 739/10000 ( na realidade a cifra e um pouco =
menor),=20
representam 7.4% dos c&acirc;es de Ara&ccedil;atuba soropositivos pela=20
Imunofluoresc&ecirc;ncia. Este valor &eacute; altissimo considerando que =
em=20
Natal, RN por exemplo a soroprevalencia por IF e de 2%, e que &eacute; =
do=20
Nordeste do pais que sao oriundos 3700 casos anuais aproximadamente de =
Calazar=20
humano (1995, aproximadamente 90% dos casos do Brasil). Sabe-se da =
literatura=20
que em areas novas de instala&ccedil;ao da leishmaniose viceral a =
endemia canina=20
precede a humana e foi essa a informa&ccedil;&atilde;o que obtivemos =
sobre a=20
situa&ccedil;&atilde;o de pacientes humanos em Ara&ccedil;atuba. No =
entanto e=20
dificil entender como com uma prevalencia de 7.4% na IF dos c&atilde;es=20
n&atilde;o houvesse, e muitos, casos humanos, mesmo sabendo com a IF =
subestima=20
os casos de infec&ccedil;ao canina e estando todos os leishmaniologos =
avaliando=20
novos testes mais sensiveis e de poder preditivo uma vez que ja foi =
publicado=20
tambem que caes assintomaticos transmitem Calazar. Ou seja &eacute; =
obvio e=20
publicado, que nao se resolve um surto pela remo&ccedil;ao dos caes =
sintomaticos=20
e/ou IF positivos apenas. Mesmo assim, e conhecido no Nordeste a =
necessidade de=20
uma campanha especial de concientiza&ccedil;&atilde;o da =
popula&ccedil;a&otilde;=20
no sentido de colaborar com o controle canino. Existem folhetos simples =
e=20
didaticos editados pela FNS que ajudam nisso.</FONT></DIV>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>De repente aparece um dos primeiros =
casos=20
humanos de calazar, numa adolescente e e fatal!</FONT></DIV>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>Que Leishmania feroz e essa?!!! Nao =
ha epidemia=20
humana e o primeiro caso ja e fatal!.&nbsp;</FONT></DIV>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>Acredito que ao contrario do que e =
veiculizado=20
pela imprensa a situa&ccedil;&atilde;o do municipio e do Estado de Sao =
Paulo, no=20
que diz respeito a Saude P&uacute;blica e bem melhor do que a do =
Nordeste.=20
Inclusive a minha opiniao foi reforcada depois dos contatos que tivemos =
com as=20
autoridades sanitarias para a elabora&ccedil;ao do citado =
projeto.</FONT></DIV>
<DIV><FONT color=3D#000000 size=3D2>Acho portanto que apesar de um pouco =

sensacionalista a comunica&ccedil;&atilde;o pela imprensa foi util no =
sentido de=20
chacoalhar um pouco as autoridades sanitarias em geral.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=3D2>Eu perguntaria, dentro desse contexto porque se =
retirou ao=20
apoio a pesquisa do Calazar no Nordeste no Edital do Projeto VIGISUS, =
unica=20
fonte de apoio a estas pesquisas de campo no ano de 1999. Tanto dinheiro =
ja foi=20
investido pela FNS e outras financiadoras no sentido do apoio a esses =
estudos e=20
nenhum conhecimento se aproveita? Porque nao valorizar o conhecimento =
oriundo=20
destas pesquisas assim como porque nao pedir assesoria dos =
infectologistas do=20
Nordeste, por exemplo de Natal que sempre fariam um diagnostico profundo =
de=20
Calazar quando aparece um paciente com hepato-esplenomegalia,=20
altera&ccedil;&atilde;o hematologica etc. e so quando descartado por =
diversos=20
metodos o paciente passa a ser avaliado para leucemia (ja participei de =
varios=20
casos assim). Estes m&eacute;dicos fazem eles mesmos a pun&ccedil;ao de =
medula=20
ossea, a colora&ccedil;&atilde;o e a observa&ccedil;&atilde;o das =
laminas.=20
Porque nao aproveitar esse &quot;knowhow&quot;. Finalmente funciona bem =
na=20
capital e ha o empenho deles em fazer cursos para m&eacute;dicos do =
interior=20
para que o diagn&oacute;stico da leishmaniose n&atilde;o seja tardio =
demais.=20
</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=3D2>Finalmente acredito que devam ter havido ja varios =
casos de=20
diagnostico errado ou aparecer&atilde;o agora os casos humanos de =
calazar de=20
Ara&ccedil;atuba que n&atilde;o devem ser poucos.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=3D2>Insisto, o Brasil tem muito conhecimento acumulado =
sobre=20
controle de calazar, muitos grupos com tradi&ccedil;ao e grande numero =
de=20
trabalhos na &aacute;rea. E Sao Paulo, embora no sudeste, ainda pertence =
a um=20
pais tropical. Nos podemos e sabemos tratar de um problema desses. A=20
decis&atilde;o agora me parece ser lamentavelmente politica e n&atilde;o =

cientifica, mais nao posso ficar calada assistindo mais essa=20
dissocia&ccedil;&atilde;o entre o resultado da =
investiga&ccedil;&atilde;o=20
cient&iacute;fica e a aplica&ccedil;&atilde;o na Saude Publica em nosso=20
pais.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=3D2></FONT><FONT color=3D#000000 size=3D2>Desculpem =
tomar o tempo de=20
voces.</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=3D2>Um grande abra&ccedil;o</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=3D2>Clarisa B. Palatnik de Sousa</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=3D2>Instituo de Microbiologia da UFRJ.</FONT></DIV>
<DIV>&nbsp;</DIV></BODY></HTML>

------=_NextPart_000_0007_01BEBC8F.C2CFDC20--