Calazar

Santa Rosa epidemio at dedalus.lcc.ufmg.br
Thu Jul 2 09:32:28 BRT 1998

Luz wrote:

> This year in Rio Grande do Norte - Brazil - we had noted a increase in
> the calazar cases with a high mortality.Many of the pacients come to the
> hospital with advanced disease.I want to know how is the calazar in the
> others cities in Brazil?
>
>                 Kleber Luz.

Kleber,

O calazar tem se espalhado pelo país. A região metropolitana de Belo
Horizonte desde 1989, esses casos, que inicialmente se concentravam em
Sabará e Belo Horizonte, tem se espalhado pelos outros municípios da
região devido principalmente às tentativas de proprietários de salvarem
seus cães, enviando-os para municípios que não estão fazendo inquerito
sorologico canino. Não posso lhe informar se esse ano o número de casos
tem sido maior que nos anos anteriores (hoje em BH só se fala na
Dengue). O certo é que segundo o que venho observando o maior número de
casos por aqui acontece no segundo semestre (tanto visceral quanto
tegumentar).
Qualquer coisa é só entrar em contato.

Santa Rosa
Veterinário